Almas Gêmeas Interraciais em Filmes Biográficos

As Almas Gêmeas não se deixam limitar por convenções sociais. Elas estão à frente de seu tempo e época. Para as Almas Gêmeas, não existem barreiras de classe social e raça. Alguns não conseguem vencer as diferenças, como
 Corinne e lKentiga. Outros mudam a lei e conseguem que a lei do país,  se adapte a eles, como fizeram o casal Loving. Abaixo segue estas histórias de amores transformadores.

Século XVII


          Pocahontas 💙💜💙💜💙💜💙💜 John Rolfe


O Novo Mundo - The New World ( 2005)  foi realizado por Terrence Malick 
Pocahontas (1595 –1617)  encontrou-se com John Rolfe (1585- 1622), que caiu de amores por ela. John, cuja esposa e filha tinham falecido, tinha cultivado com sucesso uma nova espécie de tabaco em Virgínia e tinha gasto muito de seu tempo lá para a colheita. 
Em uma longa carta dirigida ao governador, pediu permissão para casar-se com ela, relatando seu amor por ela e sua crença de que ela poderia ter sua alma salva. Ele alegou que não estava somente movido "pelo desejo carnal, mas pelo bem desta plantação, pela honra de nosso país, pela Glória de Deus, pela minha própria salvação... ela se chama Pocahontas, a quem dirijo meus melhores pensamentos, e eu tenho estado por tanto tempo tão confuso, e encantado por esse intrincado labirinto...". Casaram-se em 5 de abril de 1614. 
Eles tiveram um filho, Thomas Rolfe, nascido em 30 de janeiro de 1615. A união do casal estabeleceu um clima de paz entre os colonos de Jamestown e a tribo de Powhatan por muitos anos; em 1615, James Habor escreveu que desde o casamento "nós tivemos um amigável comércio não só com os Powhatans como também com todas aqueles que estavam em nossa volta".

Século XVIII


Belle 💞💞💞💞💞💞 John Davinier 


Belle (2013) é um filme britânico dirigido por Amma Asante, escrito por Misan Sagay e produzido por Damian Jon.  Inspirado na pintura de 1779 da Dido Elizabeth Belle ao lado de sua prima Lady Elizabeth Murray, a Kenwood House, que foi encomendada pelo seu tio-avô, William Murray.
 Dido Belle Elizabeth (1761-1804) nasceu nas Índias Ocidentais. Ela é encontrada viva na pobreza por seu pai e entregue aos cuidados de seus tios. O filme  centra na relação de Belle com um aspirante a advogado, em um momento de relevância jurídica. Um processo judicial é ouvido sobre o que ficou conhecido como o massacre Zong, quando os passageiros escravos de um navio negreiro foram atirados ao mar e o proprietário entra com um processo com a companhia de seguros para compensar as perdas.
 O seu tio William pronuncou-se sobre este caso na Corte do Banco do rei da Inglaterra em 1786, em uma decisão que contribuiu para a abolição da escravatura na Grã-Bretanha. Em uma época que a mulher era apenas um objeto, e os casamentos arranjados. A Belle casou com o homem que queria.
 Belle nasceu na escravidão como a filha natural de Maria Belle, uma mulher Africana escravizada nas Índias Ocidentais,  e  John Lindsay (1737 – 1788), um oficial de carreira da naval britânico que estava estacionado lá. Ele participou dos "sete anos de guerra" Mais tarde ele foi nomeado cavaleiro e promovido a almirante
John Lindsay

Os tios de Belle a educaram como uma dama livre em seu Kenwood House por 30 anos, juntamente com a sua prima Elizabeth, cuja mãe havia morrido. 
Em seu testamento de 1793, Lord William confirmou sua liberdade, fazendo-a uma herdeira. Após a morte de seu tio-avô, Belle se casou com John Davinier, um francês que trabalhava como administrador de um cavalheiro, em 05 de dezembro de. Eles tiveram três filhos. Ela morreu em 1804 na idade de 43.

Chica da Silva 💛💚💛💚💛💚💛💚💛💚 João Fernandes

Xica da Silva (1976) é um filme de comédia brasileiro, dirigido e escrito por Carlos Diegues, baseado no romance de João Felício dos Santos. O filme é estrelado por Zezé Motta, Walmor Chagas e José Wilker. 
Chica da Silva ( c. 1732 - 1796) se torna escrava de João Fernandes de Oliveira (1720-1779) Governador do Arraial do Tijuco, uma das pessoas mais ricas do Brasil Colonial Ele se apaixonou por ela, eles mudaram em 1753 para a casa que hoje tem o nome dela, e a libertou. O relacionamento do casal foi um escândalo na sociedade colonial. Ela se  tornou uma das mulheres mais poderosas da América colonial. Ao ser banida da igreja paroquial, que era reservada apenas para os brancos. 

O apaixonado João Fernandes ávido em satisfazer todos os desejos de Chica; construiu uma igreja de luxo apenas para ela e manteve um sítio à sua disposição. Lá aconteceram grandes festas animadas por orquestras e passeios de barco pelo lago da propriedade. O casal viveu junto por vários anos e teve 13 filhos, todos reconhecidos pelo pai, num ato incomum para época: Francisca de Paula (1755); João Fernandes (1756); Rita (1757); Joaquim (1759); Antonio Caetano (1761); Ana (1762); Helena (1763); Luiza (1764); Antônia (1765); Maria (1766); Quitéria Rita (1767); Mariana (1769); José Agostinho Fernandes (1770).

Em 1770, João Fernandes teve de regressar a Portugal e levou junto com ele os 4 filhos que teve com Chica, que foram concedidos títulos de nobreza pelo Tribunal Português. As suas filhas permaneceram com Chica no Brasil e foram enviadas ao Convento. 
Mesmo após a saída de João para Portugal, Chica manteve seu prestígio. Ela era uma membra do São Francisco do Carmo (exclusivo para brancos), Mercês (exclusivo para mulatos) e de Rosário (exclusivo para os africanos). Ao morrer, ela foi enterrada na igreja de São Francisco de Assis, um privilégio somente para os brancos ricos.
Sally 💘💙💘💙💘Thomas Jefferson


 Sally Hemings: Um Escândalo Americano - Sally Hemings: An American Scandal 
Em 1787, Sally Hemings (1773 -1835) com a idade de 14,  acompanhou a filha mais nova de Thomas Jefferson (1743 - 1826) um dos Fundadores do Estados Unidos, e o principal autor da Declaração da Independência (1776), e o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809).
 Mary  para Londres e depois para Paris, onde o viúvo Jefferson, 44 anos na época, estava servindo como embaixador dos Estados Unidos na França. Sally passou dois anos lá. 


Jefferson em Paris (1995)
Na França Jefferson começou um "relacionamento sexual" com Sally, que foi uma escrava doméstica na casa de Jefferson até a sua morte. Eles tiveram seis filhos, nascidos na escravidão,  dos quais quatro sobreviveram e todos ganharam liberdade. Eu tenho o livro das cartas escritas por ele, mas não tem nenhuma carta para Sally.  Quando Thomas Jefferson morreu, a filha dele queimou as infinitas cartas que ele escreveu para Sally. 
Século XX
Ruth 💟💜💞💜💟 Seretse Khama

A United Kingdom (2016) é um filme de drama romântico biográfico britânico, dirigido por Amma Asante e escrito por Guy Hibbert, baseado no romance da vida real entre Seretse Khama, herdeiro do trono de Bechuanalândia (mais tarde Botsuana, do qual ele era presidente), e sua esposa Ruth Williams Khama. David Oyelowo e Rosamund Pike retratam Seretse e Ruth, respectivamente.

Seretse Khama (1 de julho de 1921 - 13 de julho de 1980) foi o primeiro presidente do Botswana, no cargo de 1966 a 1980. Nascido em uma das famílias reais africanas mais poderosas do que era então o protetorado britânico da Bechuanalândia, ele foi educado no exterior na vizinha África do Sul e no Reino Unido. Ele se casou com uma britânica, Ruth Williams (1923-2002), que como uma união entre um homem negro e uma mulher branca era controversa, particularmente com o governo do Partido Nacional na África do Sul, bem como entre os britânicos e os Bangwato. Khama liderou o movimento de independência de seu país.Ele fundou o Partido Democrático do Botsuana em 1962 e tornou-se Primeiro Ministro em 1965. Em 1966, o Botsuana ganhou a independência e Khama foi eleito como seu primeiro presidente. 
Entre 1960 e 1980, o Botsuana teve a economia que mais cresceu no mundo.Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela mineração e o governo agiu para obter uma porcentagem maior de sua receita. A união aduaneira entre o Botswana e a África do Sul foi renegociada em 1969, com o governo do Botswana garantindo para si uma parcela maior da receita da mineração. Em 1975, depois de ter ficado claro o quão produtivas essas minas eram, o governo renegociou novamente o contrato de mineração de diamantes para garantir a si próprio 50% da receita. 
Em meados da década de 1970, o Botsuana tinha um superávit orçamentário.O governo usou essas receitas para investir pesadamente na expansão da infraestrutura, assistência médica e sistema educacional, resultando em maior desenvolvimento econômico. Em particular, o governo investiu em outras fontes de crescimento econômico. 
A indústria pecuária era fortemente subsidiada, com o governo nacionalizando o matadouro solitário do país e construindo mais dois, subsidiando fortemente serviços veterinários, vacinas e construção de cercas para gado. Estabeleceu a Comissão de Carne do Botsuana como o único vendedor de carne bovina no país, estabelecendo preços e vendendo carne bovina aos mercados regionais e internacionais. Com a intervenção direta de Khama, negociou um lucrativo acordo comercial com a Comunidade Econômica Européia, ganhando preços muito acima dos níveis mundiais.
A Corporação de Desenvolvimento do Botsuana foi criada em 1970 para atrair investimentos estrangeiros na agricultura, turismo e indústrias secundárias. 
Em 1976, o pula do Botswana foi introduzido, substituindo o rand sul-africano como a moeda nacional. Devido à dedicação de Khama ao desenvolvimento, muito pouco foi gasto em defesa, e uma pequena força policial militar foi formada inicialmente no lugar de um exército. No entanto, após repetidas incursões das forças sul-africanas e rodesianas, a Força de Defesa do Botsuana foi formada em 1977 como um pequeno exército profissional.
Na frente da política externa, Khama foi cuidadoso politicamente e não permitiu que grupos militantes operassem dentro do Botsuana..
]Pouco antes de sua morte, Khama desempenhou papéis importantes na negociação do fim da guerra civil da Rodésia e a criação e independência resultantes do Zimbábue, e a criação da Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral.
Khama foi reeleito três vezes em virtude do BDP vencer facilmente as eleições de 1969, 1974 e 1979. No Botsuana, os candidatos à Assembléia Nacional declaram quem endossam para presidente quando entregam seus documentos de nomeação, e o candidato presidencial com maioria de endossos é automaticamente eleito. Ele governou com grande maioria por todo o seu mandato, nunca enfrentando mais de sete deputados da oposição.  
Vinte e oito anos após a morte de Khama, seu filho Ian sucedeu a Festus Mogae como o quarto presidente do Botswana; nas eleições gerais de 2009, 
 obteve uma vitória esmagadora. Naquele ano, um filho mais novo, Tshekedi Khama II, foi eleito parlamentar de Serowe North West. Ian Khama deixou o cargo em 2018.
O Aeroporto Internacional Sir Seretse Khama é o principal aeroporto de Botsuana. Foi nomeado após Khama e aberto em 1984.

Leyna 💔💔💔💔 Lutz

Onde as Mãos se Tocam - Where Hands Touch - is a 2018 é um filme de drama romântico de guerra britânico dirigido e escrito por Amma Asante e estrelado por Amandla Stenberg, George MacKay, Abbie Cornish, Christopher Eccleston e Tom Sweet.
O filme é uma história de rito de passagem de uma adolescente biracial se apaixonando por um membro da Juventude Hitlerista e lutando pela sobrevivência na Alemanha nazista. 
A protagonista, Leyna, é retratada como nacionalista alemã e um tanto antissemita. Lutz é filho de um oficial da SS de alto escalão e é inicialmente um membro entusiasta da Juventude Hitlerista. Depois que Leyna e Lutz se apaixonam, ela engravida. No entanto, ela é enviada para um campo de trabalho nazista, onde deve manter sua gravidez em segredo (como deveria ter sido esterilizada). Lutz também está estacionado no campo como um guarda da SS. Após um bombardeio pelos americanos, ele tenta escapar com Leyna quando é morto por seu pai. Leyna, chocada, permanece parada no chão até que um soldado americano venha para levá-la. Sete semanas depois, ela está gravemente grávida e está na área deslocada, onde se reúne com a mãe e o irmão.  No final do filme aparecem as fotos dos personagens reais.
Corinne Hofmann 💔💔💔💔Lketinga Leparmorijo


A Massai Branca - Die weiße Massai, (2005) dirigido por Hermine Huntgeburth, é um filme sobre Carola (Nina Hoss) que se  apaixonou pelo Maasai Lemalian (Jacky Ido). O filme é baseado em um romance autobiográfico de mesmo nome da escritora alemã Corinne Hofmann.
Carola, uma mulher alemã residente na Suíça, está de férias com o namorado no Quênia. Ela se apaixona pelo Guerreiro Maasai Lemalian, que está vestido com a roupa de sua área. No aeroporto a caminho de casa, ela decide ficar.  Lemalian havia retornado à sua aldeia. Carola viaja para a área, e permanece na casa de outra mulher europeia. Lemalian ouve sobre sua estada e vem ao seu encontro. Eventualmente, eles começam a viver juntos.
Ela viaja para a Suíça para vender sua loja lá, prometendo a Lemalian que ela ira voltar para ele. Ela faz, e eles se casam e têm uma filha. Carola compra um carro e começa uma loja. Eles perdem dinheiro na loja, porque Lemalian dá muito crédito para os amigos e vizinhos, e porque eles têm de pagar propinas para o mini-chefe. Lemalian argumenta que isso não é problema, porque ela tem mais dinheiro na Suíça.
O mini-chefe exige que Carola contrate seu sobrinho adolescente como assistente de loja. Ela tem que aceitar isso, embora ela não precise dele e ele não trabalhe duro. Depois de algum tempo, quando ele está apenas a beber cerveja e não trabalha, ela dispensa ele. Mais tarde, ele retorna e a ataca. Um juiz local determina que ela tem que pagar duas cabras para demiti-lo, mas a família do rapaz tem de pagar-lhe cinco cabras para compensar o ataque.
Carola fica frustrada pela circuncisão feminina prática na aldeia. Ela quer pará-lo, mas é uma longa tradição que não é facilmente alterada.
Quando Carola ajuda uma mulher grávida em trabalho de parto com um nascimento de culatra, Lemalian se recusa a ajudar porque a mulher é supostamente enfeitiçada.
O Lemalian não quer que  Carola seja amigável com outros homens, mesmo se ela está apenas servindo um cliente de uma forma amigável. Ele é muito ciumento e desconfia que Carola tem um namorado. Ele ainda quer matar um homem que suspeita.
Carola quer voltar para a Suíça com sua filha, afirmando que ela precisa de uma semana de férias. Depois de alguma hesitação, Lemalian assina um formulário dando a Carola consentimento de levar a menina do Quênia, embora ele suspeita que ela não vai voltar.
Dois indivíduos que acreditam que sua visão de mundo é superior e, portanto, correta (assim Carola condena a circuncisão feminina, porque ela não se encaixa sua perspectiva cultural enquanto Lemalian não consegue entender como ela poderia falar com homens sem ser infiel a ele), e é a sua incapacidade de compreender o outro que traz seu sofrimento, separação e divórcio.

Gwen 💛💙💛💙💛💙💛💙 Hidenari Trasaki

Bridge to the Sun  (1961) é um filme dirigido por Etienne Périer. Baseia-se na autobiografia: "Ponte para o Sol" de Gwen Terasaki( 1908-1990).  Uma mulher americana casa com o secretário do embaixador japonês.
Em 1931, Gwen e Terry se casam, apesar dos obstáculos. Eles viajam para o Japão por navio. 
Em Tóquio, Terry espera que ela se comporte de acordo com as crenças do Japão. 
 Depois de ter uma discussão na noite, por causa de um ditado geral que Terry deve estar orgulhoso que ele pode ter um filho para morrer para o Imperador, e Gwen falando sobre o comentário de mau gosto, eles fazem as pazes e ela revela que ela ficou tão ofendida com o comentário, porque ela está grávida. A filha é chamada de Mako.

Em novembro de 1941, Terry foi transferido para a Embaixada dos Estados Unidos.
Sentindo que ele pode ter a última chance para a paz entre a América e o Império do Japão, Terry tenta passar por cima das cabeças dos seus superiores e manda um telegrama diretamente ao presidente Roosevelt, alertando-o para tentar preservar a paz. O esforço de Terry é em vão; a guerra é declarada logo após o ataque japonês.

Gwen decide acompanhar Terry de volta para o Japão, como ele deverá ser deportado em uma troca Embaixador, e há quase um motim enquanto ela sai com as outras famílias japonesas, por causa do fervor anti-japones varrendo a nação, na sequência da ataque a Pearl Harbor.
No Japão o ódio anti-americano, é mostrado entre os cidadãos. Terry tenta ser um mediador para a paz, que é perigoso devido ao sentimento e polícia secreta. 
Ao fim da guerra, Terry pede a Gwen para voltar para sua casa, para colocar Mako em uma escola americana, enquanto ela é jovem e pode perder seus preconceitos contra os Estados Unidos, "tornar-se uma ponte entre as duas nações".  Ela fala com o médico do Terry e descobre que ele tem, no máximo, meses de vida, e estava tentando enviar a sua família longe porque, ele não quer que eles o veja  morrer.
As Almas Gêmeas fazem tudo por seu amor, até irem para a prisão, e na tentativa de preservar seus relacionamentos, eles mudam a sociedade.      
                                     
 Mildred  💕💖💗💘Richard Loving


Mr & Mrs Loving
Enquanto os americanos estavam no Vietnam lutando pela liberdade e pregando a liberdade no mundo, contra o comunismo. Em alguns estados americanos, negros e brancos estavam proibidos por lei a se amarem.
Loving, que significa amoroso, era o sobrenome do casal que foram  sentenciados a um ano de prisão em Virginia por se casarem. 
Em 1958, eles viajaram à capital do país Washington D.C. para se casarem, porque o casamento deles era proibido no estado de Virgínia, por causa  da lei anti-miscigenação de raça  de 1924 em 17 estados do sul americano. 
Em 6 de janeiro de 1959, os Lovings se declararam culpados e foram condenados a um ano de prisão, com pena suspensa por 25 anos, desde que o casal saísse do estado de Virginia. Eles se deslocam para  Washington D.C. 
Em 1964, frustrados por sua incapacidade de viajarem juntos para visitar suas famílias na Virginia e o isolamento social e dificuldades financeiras em Washington.
O Documentários da História dos Loving
Mildred escreveu uma carta em protesto ao procurador-geral Robert F. Kennedy. Ele encaminhou  a carta para a União da Liberdade Civil Americana. E foi criado o caso Loving x Virgínia. Que após anos de luta mudaria a lei americana sobre casamento inter-racial.
                                         



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Almas Gêmeas na História

Amor Pra Vida

Finalmente Encontrei o Amor da Minha Vida