Almas Gêmeas na Politica Retratadas em Filmes Biográficos

                       Barack ❤ Michelle Obama

Little Obama (2010) é um filme escrito e dirigido pelo autor indonésio Damien Dematra em colaboração com John de Rantau. O filme é baseado no romance de Dematra de mesmo nome. Tanto o livro quanto o filme são um relato ficcional da infância de Barack Obama, que viveu na Indonésia de 1967 a 1971.

Em 1960,  a americana Ann Dunham e queniano Barack Obama, Sr. conheceram-se em uma aula de russo na Universidade do Havaí em Manoa, onde Barack era um estudante bolsista. 

Em 2 de fevereiro de 1961, eles se casaram em Wailuku, Havaí.

Em 4 de agosto de 1961 nasceu Barack Hussein Obama II  em Honolulu, Havaí.  O casal separou-se, Ann Dunham mudou-se com seu filho recém-nascido para estudar na Universidade de Washington em Seattle por um ano. Durante este período, Barack Obama Sr. completou sua graduação em economia no Havaí. E depois concluiu um mestrado em economia pela Universidade Harvard. 

Em 1963, Ann conheceu Lolo Soetoro, um estudante indonésio de pós-graduação em geografia na Universidade do Havaí.

Em 17 de janeiro de 1964, em Chicago, Illinois, nasceu Michelle Lavaughn Robinson, seu pai era Fraser Robinson III,  um capitão precinto do Partido Democrata norte-americano e sua mãe, Marian Shields Robinson, uma secretária do Catálogo de Spiegel. Sua mãe ficou desempregada até Michelle entrar no Ensino Médio.

A família Robinson pode traçar suas raízes junto aos afro-americanos da região sul dos Estados Unidos do período pré-Guerra Civil Americana; seu antepassado paterno, Jim Robinson, foi um escravo americano no estado da Carolina do Sul, sendo que alguns de seus parentes ainda residem lá. Ela cresceu na Euclid Avenue na comunidade de South Shore em Chicago. A família comia refeições juntas e também se divertiam juntos como uma família, jogando jogos como Banco Imobiliário e lendo.

Ann e Barack Obama Sr. se divorciaram, ele  retornou ao Quênia, onde casou-se novamente.

Em 15 de março de 1965, Ann e Lolo se casaram. 

Em 1966, após duas prorrogações de se u visto, Lolo regressou à Indonésia .

Em 1967, a família mudou-se para o país natal de Lolo, onde viveram inicialmente no sul de Jacarta. Em 1970, se mudaram para um bairro rico da área central da cidade. Dos seis aos dez anos, Barack estudou em escolas locais de língua indonésia e  por um ano e meio, complementando a língua inglesa na Escola Calvert e tendo aulas de sua mãe em casa.

Barry (2016) é um drama americano  dirigido por Vikram Gandhi sobre a vida de Barack Obama na Universidade de Columbia em 1981 e estrelado por Devon Terrell. Barack Obama era conhecido como "Barry" em sua juventude, mas pediu para ser chamado pelo seu nome durante seus anos na faculdade.

Barack  Obama ( pai) foi atropelado por um carro, um incidente que o deixou no hospital por quase um ano. 

Em 1971, Barack Obama retornou a Honolulu para morar com seus avós maternos, Madelyn e Stanley Dunham. Lá ele frequentou uma escola preparatória privada, desde a quinta série do ensino elementar até a graduação no ensino secundário. Barack Obama então voltou ao Havaí e visitou seu filho Barack, de dez anos, dando-lhe uma bola de basquete e levando-o a um concerto de jazz. Os dois nunca mais se viram.

Entre 1972 e 1975, enquanto Ann era estudante de pós-graduação em antropologia na Universidade do Havaí. Barack Obama viveu com sua mãe e irmã no Havaí.  Barack Obama escolheu permanecer no Havaí com seus avós quando sua mãe e irmã retornaram à Indonésia. Ann passou a maior parte das próximas duas décadas na Indonésia. "A oportunidade que o Havaí ofereceu – experimentar uma variedade de culturas num clima de respeito mútuo – tornou-se parte integrante da minha visão de mundo e uma base para os valores que eu tenho mais caros."  “ O álcool, maconha, e cocaína durante a adolescência fez para empurrar para fora de minha mente as questões sobre quem eu era." Barack Obama 

Na sexta série, Michelle juntou-se à uma turma na Bryn Mawr Elementary School (depois renomeada Academia Bouchet). Ela ingressou na Whitney Young High School, a primeira escola magnata (escola pública com especializações em cursos) de Chicago, onde ela esteve no quadro de honra durante os quatro anos do ensino médio, teve colocações avançadas nas aulas, foi membro da National Honor Society e serviu como tesoureira do conselho estudantil. A mudança de sua casa no South Side para o Near West Side demorou três horas. Ela foi colega de escola de Santita Jackson, filha de Jesse Jackson e irmã de Jesse Jackson, Jr.

Southside with You é um filme de drama romântico biográfico americano de 2016 escrito, produzido e dirigido por Richard Tanne, em sua estreia como diretor de longa-metragem. O filme é estrelado por Parker Sawyers e Tika Sumpter como os jovens

Barack Obama e Michelle Robinson, respectivamente, se concentram no primeiro encontro do casal em 1989.

                  Em 1979, Barack Obama mudou-se para Los Angeles, Califórnia, onde ingressou no Occidental College

Em 1980, Ann se divorciou de Lolo.

Em 1981, Barack Obama fez seu primeiro discurso público, pedindo para que a Occidental participasse do desinvestimento da África do Sul em resposta à política de apartheid daquele país; viajou para a Indonésia para visitar sua mãe e meia-irmã Maya, e visitou famílias de amigos da faculdade no Paquistão e na Índia por três semanas. Mais tarde naquele ano, transferiu-se para a Universidade de Columbia, na cidade de Nova Iorque, onde residiu em Upper West Side.

Michelle graduou-se no Ensino Médio, Michelle sentiu-se inspirada a seguir seu irmão em Princeton porque tinha mostrado a si mesma que isso era possível e ingressou na Universidade Princeton, estudando sociologia.

Em 1982, Barack pai  faleceu em um acidente de    automóvel.

 Em 1983, Barack Obama obteve o título de bacharel de artes em ciência política com especialidade em relações internacionais e literatura inglesa. No mesmo ano, trabalhou por um ano na empresa Business International Corporation, e em seguida para a organização sem fins lucrativos New York Public Interest Research Group.

Michelle  graduou-se em Princeton, ela na metodologia pedagógica da língua francesa, porque sentiu que isso seria mais conversacional. Como parte dos requerimentos para a graduação, ela escreveu uma tese intitulada: "Princeton-Educated Blacks and the Black Community." ("Negros Educados em Princeton e a Comunidade Negra", em português). "Lembro-me de estar chocada", ela afirma "por estudantes universitários que dirigem BMWs. Eu nunca havia conhecido pais que dirigem BMWs." Michelle

Change (2010) é um documentário de longa-metragem sobre as eleições presidenciais de Barack Obama - John McCain em 2008 nos Estados Unidos, dirigido por Matteo Barzini e produzido pela Feel Film.

Em 1985, Barack Obama foi um dos líderes de um esforço para chamar

atenção ao transporte de Nova Iorque, que estava em mau estado na época.

Obama viajou a várias estações de metrô para fazer as pessoas assinarem cartas endereçadas a autoridades locais e à Autoridade de Transporte Metropolitano. Barack Obama mudou-se para Chicago para trabalhar como diretor do Projeto Comunidades em Desenvolvimento, uma associação comunitária religiosa originalmente composta por oito paróquias católicas, ao sul de Chicago. 


Barack Obama ajudou a criar um programa de treinamento para o trabalho, um programa de tutoria para a preparação para o estudo universitário, e outro para o estabelecimento de uma organização de defesa dos direitos dos inquilinos. Barack Obama também trabalhou como consultor e instrutor na Fundação Gamaliel, um instituto de consultoria e treinamento para associações comunitárias.


The Road We Traveled  (2012) é um documentário sobre os acontecimentos da presidência de Barack Obama. Dirigido por Davis Guggenheim, o documentário foi produzido pela campanha de reeleição de Obama e foi narrado por Tom Hanks. 

Ele joga basquete, um esporte que praticou durante seus anos escolares, quando foi membro do time da escola;Obama é canhoto.


Em junho de 1989, quando foi contratado para um emprego de verão na firma de advocacia Sidley Austin de Chicago, Obama conheceu Michelle Robinson. Foi atribuída a Michelle a função de ser a mentora de Obama na empresa. Eles começaram a namorar depois do verão. O primeiro encontro do casal foi para assistir o filme Do the Right Thing, de Spike Lee.

Ela uma vez pediu que Barack, que na época era seu noivo, conhecesse sua prospectiva patroa, Valerie Jarrett, considerando seu primeiro salto na carreira. Valerie Jarrett se tornou uma das mais próximas assessoras de Barack.

Em 1991, retornou a Chicago após se graduar com um Juris Doctor. A publicidade associada à sua eleição como o primeiro afro-americano presidente da Harvard Law Review ganhou a atenção da mídia nacional e resultou em um contrato e adiantamento para que ele escrevesse um livro sobre questões relacionadas à raça. Em um esforço para contratar Obama para o seu corpo docente, a escola de direito da Universidade de Chicago ofereceu-lhe uma posição em pesquisa e um escritório onde poderia trabalhar no seu livro. Obama planejou terminá-lo em um ano, mas a tarefa consumiu muito mais tempo à medida que evoluiu para um livro de memórias.

Em 1992, ele retornou ao Quênia  com Michelle e sua irmã Auma.

De abril a outubro, Obama dirigiu a iniciativa Project Vote em Illinois. O projeto, voltado para o registro de eleitores, contava com dez funcionários e setecentos voluntários. Ele atingiu seu objetivo de registrar 150 mil dos 400 mil afro-americanos não registrados do Estado. A sua mãe Ann se tornou PhD.

Em 3 de outubro de 1992, Barack e Obama se casaram.

 Em 1993, a revista Crain 's Chicago Business o incluiu na sua lista de líderes promissores com menos de quarenta anos de idade.

Ele juntou-se a Davis, Miner, Barnhill & Galland, um escritório de advocacia composto por treze advogados especializados em litígios de direitos civis e desenvolvimento econômico de vizinhanças, trabalhando como associado por três anos, de 1993 a 1996. De 1994 a 2002, Obama serviu nos conselhos de administração da Woods Fund of Chicago e da Fundação Joyce. Também serviu no conselho de administração do Chicago Annenberg Challenge. 

Em 1995, Ann morreu  no Havaí, sendo vitimada por câncer nos ovários.

A fim de trabalhar sem interrupções, Obama e sua esposa viajaram para Bali, onde passou meses escrevendo. O manuscrito foi publicado como Dreams from My Father.


                                            A promessa de uma Mãe: Biografia de Barack

Em 1996, ele ensinou direito constitucional na mesma instituição por doze anos, como docente e como professor sênior. Representando o 13.º distrito, que abrangia parte do sul de Chicago. Obama sucedeu Alice Palmer, que decidiu concorrer ao Congresso dos Estados Unidos.Uma vez eleito, Obama ganhou apoio bipartidário para a aprovação de leis sobre ética e saúde. Entre 1996 a 2004 possuiu o título de counsel.

Em 2001, nasceu  Natasha (conhecida como Sasha), seguida por uma segunda filha, Natasha (conhecida como Sasha), em 10 de junho de 2001.

Em 2002 reelegeu-se novamente. Ele encomendou uma pesquisa para avaliar suas chances na eleição para o Senado em 2004. Ele criou um comitê de campanha, começou a levantar fundos, e alinhou-se ao consultor político David Axelrod. 

Em janeiro de 2003, Obama anunciou formalmente sua candidatura ao Senado em janeiro de 2003. A reedição de seu livro de memórias, Dreams from My Father.

Em 2004, após ser eleito para o Senado dos Estados Unidos, Obama renunciou ao Senado de Illinois.

Barack Obama fez o principal discurso da Convenção Nacional Democrata daquele ano, sendo visto por 9,1 milhões de telespectadores. O oponente esperado de Obama na eleição geral, o vencedor da primária republicana Jack Ryan, desistiu da eleição, devido a um escândalo conjugal. Barack Obama venceu com 69,97% dos votos.

Em 2005, Barack Obama tornou-se o único senador membro do Congressional Black Caucus. Aplicando o dinheiro recebido do negócio de um livro, a família Obama de um condomínio em Hyde Park, Chicago, para uma casa de $1,6 milhão no bairro vizinho de Kenwood.

The Final Year é um documentário americano de 2017 dirigido por Greg Barker. O filme é uma crônica da equipe de política externa do governo Barack Obama e dos eventos do último ano de Obama no cargo.

Em 4 de julho de 1998, nasceu a primeira filha do casal, Malia Ann.

Ele foi reeleito para o Senado de Illinois.

Em 2000, perdeu a eleição primária democrata para o 1.º distrito congressional de Illinois da Câmara dos Representantes, sendo derrotado pelo então representante Bobby Rush por 61-30%.

 A relação marital teve seus altos e baixos. A combinação de uma evolução da vida familiar e o início da carreira política levou-a a muitos argumentos sobre o equilíbrio do trabalho e a família. Barack escreveu seu segundo livro, The Audacity of Hope: Thoughts on Reclaiming the American Dream, que: "cansado e estressado, nós tivemos pouco tempo para conversar, muito menos romance". No entanto, apesar de suas obrigações familiares e do trabalho, eles continuaram a tentar agendar seus encontros à noite.

 Após sua eleição para o Senado Estadunidense, a família do Obama continuou a viver no South Side de Chicago, optando por permanecer ali em vez de mudar-se para Washington, D.C …

Em 10 de fevereiro de 2007, Obama anunciou sua candidatura à presidência dos Estados Unidos em frente ao edifício Old State Capitol, em Springfield, Illinois.A escolha do local do anúncio da candidatura foi vista como simbólica porque foi ali que Abraham Lincoln proferiu o "Discurso da Casa Dividida", em 1858, quando aceitou ser o candidato do Partido Republicano ao senado por Illinois.  Obama enfatizou que iria acabar rapidamente com a 

Obama. Em 19 de junho de 2008, Obama se tornou o primeiro candidato presidencial de um partido a recusar o financiamento público de campanha desde que o sistema foi criado em 1976.

 

Dez principais vezes que Michelle e Barack Obama nos fizeram acreditar no amor

Em 2008, ao longo da campanha presidencial norte-americana de seu marido, ela fez um "compromisso de estar distante durante um dia da semana de campanha, apenas dois dias na semana e estar em casa ao final do segundo dia" para suas duas filhas.  

Em julho de 2008,  Michelle Obama aceitou o convite para se tornar um membro honorário do clube de moças negro de 100 anos Alpha Kappa Alpha, no qual não tinha estudantes universitários ativos de Princeton quando ela ingressou.

 Em 4 de novembro, Obama ganhou a presidência com 365 votos no colégio eleitoral, contra os 173 de John McCain. Obama recebeu 52,9% dos votos populares e McCain ficou com 45,7%. Obama obteve 69,4 milhões de votos, sendo o presidente mais votado da história dos Estados Unidos e o segundo presidente mais votado do mundo. Com sua eleição, tornou-se o primeiro afro-americano a ser eleito presidente dos EUA

Em 20 de janeiro de 2009, Barack Obama foi empossado como o 44.º presidente 

 Em 4 de abril de 2011, Obama anunciou formalmente sua campanha à reeleição em 2012 com um vídeo intitulado "It Begins with Us", que postou em seu site.

Em 6 de novembro de 2012, Obama ganhou 332 votos no colégio eleitoral, superando os 270 votos necessários para que fosse reeleito presidente. Com 51,1% dos votos populares, Obama tornou-se o primeiro presidente democrata desde Franklin Delano Roosevelt a ganhar duas vezes a maioria dos votos populares. 

Obama escolheu Chicago como sede para seu centro presidencial. Os Obama continuaram residindo na capital do país, em uma mansão localizada no bairro de Kalorama, inicialmente alugada e posteriormente comprada. A família decidiu permanecer em Washington para permitir que a caçula Sasha concluísse o ensino médio na mesma escola.

Em março de 2017, Barack e Michelle assinaram um contrato editorial com a Random House para publicarem suas memórias, recebendo previamente da editora pelo menos 65 milhões de dólares. A obra, intitulada ``A Promised Land'', foi publicada em 2020 e rapidamente se tornou um best seller. Além disso, o casal firmou um acordo com a Netflix em maio de 2018 para que produzissem filmes e séries para a plataforma; de acordo com o New York Post, o contrato poderia render aos Obama mais de 50 milhões.

 

A mansão que os Obamas compraram em Kalorama custou 8 milhões, enquanto que a mansão de férias que possuíam, localizada na ilha Martha 's Vineyard, foi vendida por 15 milhões.

Patrimônio 

Em dezembro de 2007, a revista Money estimou o patrimônio líquido da família Obama em 1,3 milhão. A Sua declaração de impostos de 2009 mostrou uma renda familiar de 5,5 milhões de dólares—acima dos cerca de 4,2 milhões em 2007 e 1,6 milhão em 2005—devido, principalmente, a um forte aumento nas vendas de seus livros. Em 2010 sua renda foi de 1,7 milhão, doando 14% para organizações sem fins lucrativos.  Dados financeiros divulgados em 2012, o patrimônio pessoal de Obama poderia chegar até 10 milhões. Após os Obamas deixarem a presidência e o casal assinar os contratos para publicar suas memórias e produzir conteúdo para a Netflix, a avaliação do patrimônio da família variou de 40 milhões para 135 milhões de dólares. 

27 Vezes Barack e Michelle Obama foram #Metas de relacionamento


  Denis ❤ Margaret

 

Alguém por Denis? é uma versão gravada em vídeo britânica da peça teatral de mesmo nome transmitida pela rede ITV em 28 de dezembro de 1982. A peça original, apresentada pela primeira vez no Whitehall Theatre em 1981, foi escrita pelo satírico John Wells.

Em 10 de maio de 1915 nasceu Denis Thatcher

Em 13 de outubro de 1925 nasceu Margaret Hilda Roberts, em Lincolnshire. Seus pais eram Alfred Roberts (1892–1970), um dono da mercearia inglês, pregador local e político. Ele serviu como vereador de Grantham de 1943 a 1952 e prefeito de Grantham de 1945 a 1946. e Beatrice Ethel (1888–1960).

A Dama de Ferro  (2011) é um britânico-francês. O filme foi dirigido por Phyllida Lloyd e escrito por Abi Morgan. Thatcher é retratada principalmente por Meryl Streep e, em seus primeiros anos de formação política, por Alexandra Roach. O marido de Thatcher, Denis Thatcher, é retratado por Jim Broadbent e por Harry Lloyd como o jovem Denis. O membro do gabinete mais antigo de Thatcher e eventual vice, Geoffrey Howe, é retratado por Anthony Head

Em 1933, Denis Thatcher deixou a Mill Hill School para ingressar no negócio de tintas e conservantes da família, a Atlas Preservatives. Ele também estudou contabilidade para melhorar sua compreensão dos negócios.

Em 1935 foi nomeado gerente de obras. Ele ingressou no Exército Territorial logo após a crise de Munique, pois estava convencido de que a guerra era iminente; uma visão reforçada por uma visita que ele fez à Alemanha com o negócio de seu pai em 1938.

Jeffrey Archer: The Truth (2002) é uma comédia satírica da BBC sobre a vida de Jeffrey Archer, com o papel-título interpretado por Damian Lewis. Greta Scacchi como Margaret Thatcher; Geoffrey Beevers como Denis Thatcher. Foi escrito e dirigido por Guy Jenkin.

Margaret Thatcher: The Long Walk to Finchley (2008) é baseado no início da carreira política da jovem Margaret. E seu relacionamento precoce e casamento com Denis.

Em 1942 Thatcher casou-se durante a guerra com Margaret Doris Kempson

Roberts chegou a Oxford em 1943 e se formou em 1947  com honras de segunda classe, no curso de Bacharelado em Química de quatro anos

Em 1948, quando Daniel voltou para a Inglaterra depois de ser desmobilizado em 1946, sua esposa disse-lhe que ela havia conhecido outra pessoa e queria o divórcio. Ela casou-se com Sir (Alfred) Howard Whitby Hickmann, 3º Baronete (1920–1979).


Margaret (2009) é um filme produzido pela Great Meadow Productions para a BBC. Margaret Thatcher (interpretada por Lindsay Duncan) e sua queda do cargo de premier na eleição de liderança de 1990, com flashbacks contando a história da derrota de Thatcher de Edward Heath na eleição de liderança de 1975.

Em fevereiro de 1949, num jantar após sua adoção formal como candidata conservadora, ela conheceu o divorciado e bem-sucedido e rico empresário, que a levou para o trem.

Ela o descreveu como "uma criatura não muito atraente" e "muito reservado, mas bastante agradável". 

Em 13 de dezembro de 1951, na capela de Wesley em Londres.

Em 15 de agosto de 1953, eles tiveram filhos gêmeos (Carol e Mark), sete semanas prematuros.


Pinochet in Suburbia (renomeado Pinochet's Last Stand for US) é um drama de 2006 sobre o ex-ditador chileno Augusto Pinochet e as tentativas de extraditá-lo da Grã-Bretanha durante sua visita ao país em 1998 para tratamento médico. Foi escrito e dirigido por Richard Curson Smith. Pinochet foi interpretado por Derek Jacobi, Margaret Thatcher por Anna Massey.


O casamento fez com que a futura primeira-ministra fosse às vezes referida como "Sra. Denis Thatcher" em fontes como atas de seleção,  itinerários de viagem  e publicações da sociedade como Queen, mesmo após sua eleição parlamentar.  Conforme a carreira política de Margaret progredia, ela preferia ser conhecida apenas como "Sra. Thatcher".

Em 4 de maio de 1979, Margaret Thatcher tornou-se primeira-ministra. Ela disse, parafraseando a Oração de São Francisco:

 Onde há discórdia, podemos trazer harmonia;

Onde houver erro, podemos trazer a verdade;

Onde houver dúvida, podemos trazer fé;

E onde há desespero, levemos esperança.


The Falklands Play é um relato dramático dos eventos políticos que levaram até, e incluindo, a Guerra das Malvinas de 1982. A peça foi escrita por Ian Curteis, foi originalmente encomendado pela BBC em 1983, para produção e transmissão em 1986, mas foi posteriormente arquivado pelo controlador da BBC One Michael Grade devido à sua postura pró-Margaret Thatcher. Isso gerou furor na imprensa sobre o preconceito e a censura da mídia. A peça só foi encenada em 2002, quando foi transmitida em adaptações separadas pela BBC Television and Radio. Foi ao ar novamente na BBC4, 2020, mais de 18 anos após sua última transmissão.


 No cargo durante a década de 1980,  Margaret Thatcher foi frequentemente descrita como a mulher mais poderosa do mundo. 

  Denis Thatcher se tornou o primeiro marido de um primeiro-ministro britânico. 

Ele recusou entrevistas à imprensa e fez apenas discursos breves. Quando ele falou com a imprensa, ele chamou sua esposa de "A Patroa". Muitas vezes ela reconheceu o apoio do marido. Em sua autobiografia, Margaret escreveu: "Eu nunca poderia ter sido primeira-ministra por mais de 11 anos sem Dênis ao meu lado." 

Margaret Thatcher voltou às bancadas como parlamentar do distrito após deixar o cargo de premier.  Seu índice de aprovação doméstica se recuperou após sua renúncia, embora a opinião pública permaneça dividida sobre se seu governo havia sido bom para o país. 

Em 1992, aos 66 anos, ela se aposentou da Câmara nas eleições gerais, dizendo que deixar a Câmara dos Comuns permitiria a ela mais liberdade para falar o que pensava. 

Tracking Down Maggie é um documentário de 1994 de Nick Broomfield sobre a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. O que começa como uma tentativa genuína de conseguir uma entrevista com a chamada 'Mulher de Ferro' rapidamente se transforma em um jogo de gato e rato nos Estados Unidos, com o cineasta esnobado a cada passo. Além da comédia das repetidas tentativas fracassadas de Broomfield de obter acesso, o filme discute as acusações de que o filho de Thatcher, Mark, usou as conexões de sua mãe para negociar armas na Arábia Saudita.


Ao deixar a Câmara dos Comuns,  Margaret Thatcher se tornou o primeiro ex-primeiro-ministro britânico a estabelecer uma fundação; a ala britânica da Fundação Margaret Thatcher foi dissolvida em 2005 devido a dificuldades financeiras. Ela escreveu dois volumes de memórias, The Downing Street Years (1993) e The Path to Power (1995). Em 1991, Margaret e Denis se mudaram para uma casa em Chester Square, uma praça com jardim residencial no centro de Londres. 

 

Margaret Thatcher: The Final Days (1991) é um filme da televisão britânica sobre os eventos que envolveram os últimos dias de Margaret Thatcher como primeira-ministra. Foi escrito por Richard Maher, dirigido por Tim Sullivan e estrelado por Sylvia Syms no papel de Thatcher.

Em julho de 1992  Margaret Thatcher foi contratada pela empresa de tabaco Philip Morris como "consultora geopolítica", por $250.000 por ano e uma contribuição anual de $250.000 para sua fundação. Margaret Thatcher ganhou $50.000 por cada discurso que fez. 

 Em 26 de junho de 2003, Denis morreu

A Baronesa Thatcher morreu em 8 de abril de 2013, aos 87 anos, após sofrer um derrame.

Margaret and Thatcher Documentary


Os Revolucionárias Luis Prestes ❤ Olga Benário

 


Olga é um filme brasileiro de 2004 dirigido por Jayme Monjardim.

Camila Morgado .... Olga Benário Prestes

Caco Ciocler .... Luís Carlos Prestes

Em 3 de Janeiro 1898 nasce em Porto Alegre, Brasil Luís Carlos Prestes

Seu pai havia sido oficial do exército. Com sua família enfrentando dificuldades financeiras depois que seu pai os deixou,

Em 12 de fevereiro de 1908 nasceu em Munique, Alemanha Olga Gutmann Benário, em uma família judia. Seu pai, Leo Benário, era um advogado social-democrata, e sua mãe, Eugénie (Gutmann), era membro da alta sociedade bávara.

Em 1909 Prestes se matriculou no Colégio Militar do Realengo no Rio de Janeiro 

 Em 1911, aos 11 anos, Luís completou seu treinamento militar. Especializando-se em Engenharia Militar, ele terminou em primeiro lugar em sua classe. 

 Em 1919, concluindo seu treinamento militar com Especialização em Engenharia Militar, ele terminou em primeiro lugar em sua classe.

Em 1922 Luis desempenhou um papel fundamental no planejamento da revolta de março de 18", porém estava de cama com febre tifóide quando a revolta estourou. Como Luis Prestes não estava diretamente envolvido na revolta, escapou da prisão, mas foi transferido para o Rio Grande do Sul.

Em 1923 com apenas quinze anos, Olga juntou-se à organização juvenil do Partido Comunista Alemão (KPD).

 Pouco tempo depois, mudou-se para Berlim com seu namorado Otto Braun, devido a conflitos ideológicos com o pai.

Em 1924, como um jovem oficial do exército, Luis Prestes foi uma figura importante em uma revolta militar abortada. Após seu fracasso, ele liderou um bando de tropas rebeldes, conhecido como Coluna Prestes, em uma jornada de três anos e 14.000 milhas através do remoto interior brasileiro em uma tentativa inútil de incitar a oposição dos camponeses ao governo.  Embora o esforço tenha falhado, ele se tornou um herói romântico.

Em 1927, os rebeldes foram para o exílio na Bolívia. Luis Prestes trabalhou na construção de estradas, saneamento e outros projetos de infraestrutura para a empresa britânica Bolivian Company Limited. 

O secretário-geral do Partido Comunista Brasileira (PCB), Astrojildo Pereira, foi à Bolívia para se encontrar com Luis Prestes. Durante a visita, ele deixou algumas obras marxistas com Prestes e recomendou uma aliança com o Partido Comunista Brasileiro. Luís  recusou a recomendação.

Em 1928, Luis foi para a Argentina, trabalhou como engenheiro e leu as obras marxistas, passando a se identificar com o socialismo.

Olga foi presa e acusada de alta traição à pátria, assim como seu companheiro Braun, porém foi liberada pouco tempo depois, enquanto Braun não. Junto com seus companheiros de militância, planejou um assalto à prisão de Moabit para libertar Braun. Fugiram para a União Soviética, onde Olga iniciou um treinamento político-militar. Separa-se de Braun

 Após sua estada na Grã-Bretanha, onde foi brevemente presa, Olga frequentou um curso na Academia Militar Zhukovsky.

Em 1930, a Revolução acabou com a República Velha do Brasil. Juntamente com muitos tenentes moderados, mas não Prestes, a Revolução instalou Getúlio Vargas como presidente provisório do Brasil. Luis Prestes se encontrou com Getúlio e explicou sua ideia de revolução socialista por cerca de duas horas. Getúlio Vargas ficou muito impressionado com Luis Prestes e chegou a doar 800 contos de réis (cerca de $400.000 na época, ou cerca de $5.860.000 em 2017 USD) para a causa revolucionária. No entanto,  Luis Prestes via Getúlio Vargas como o líder de uma revolução burguesa e, acreditando que a Aliança Liberal iria apenas substituir um sistema oligárquico por outro, Luis Prestes declinou a oferta. Ele tentou criar a Liga de Ação Revolucionária, um "terceiro caminho" que diferia da Aliança Liberal e da Primeira República, mas o movimento não conseguiu ganhar adeptos suficientes para ser sustentável. Ele se dividiu com o Partido Comunista Brasileiro, que havia começado a substituir intelectuais por trabalhadores na estrutura partidária. Por fim, Luis Prestes mais uma vez se exilou, desta vez no Uruguai.

Em 1931, foi para a URSS, onde trabalhou como engenheiro e continuou seus estudos do comunismo.

Em 1934, Olga foi incumbida de auxiliar no retorno ao Brasil de Luís Carlos Prestes, a quem foi designada como guarda-costas. Para cumprir esta missão, foram elaborados documentos falsos atestando tratar-se de um casal português.

Em novembro de 1935, com o envolvimento honorário de Prestes na (ANL) ,Aliança Libertadora Nacional, uma frente popular de esquerda, composta por socialistas, comunistas e outros progressistas liderados pelo Partido Comunista em oposição à repressão de Vargas contra o trabalho organizado. o número de membros cresceu, em um momento de excesso de confiança, a ANL lançou um manifesto prevendo a derrubada do governo enquanto os preparativos para as inspeções eram planejados, um levante armado chegava à cidade de Natal, ou que Luis Prestes ordena que uma insurreição fosse realizada para o resto do país. No entanto, apenas algumas unidades militares de Recife e Rio de Janeiro se sublevaram. Uma insurreição foi fortemente reprimida pelo governo Getúlio Vargas e muitos líderes comunistas foram presos. O episódio ficou conhecido como Intentona Comunista. Getulio Vargas aproveitou a oportunidade para declarar a ANL uma organização ilegal.

Em março de 1936, Luís e Olga foram presos. 

Entre 4 de abril e 6 de julho, enquanto Olga estava presa na Casa de Detenção, no Rio de Janeiro. Olga escreveu mais de 300 cartas, em francês, idioma que Luís também dominava, Ela assina como "Maria", nome que adotou à época.

"Gostaria muito de te dizer uma coisa que diz respeito somente a nós dois. Mas diante das circunstâncias não me resta nada além desta possibilidade. Querido, nós teremos um filho. (Eu sinto todos os sinais)..” 

"Nestas linhas não posso traduzir tudo o que sinto e estou mesmo incapaz de escrever as palavras que digam algo sobre o imenso afeto que nos une. Beijar-te com todo o carinho o Carlos." Carta de Luiz Carlos Prestes para Olga Benario, de 8 de junho de 1936, encontrada no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro

Grávida e separada de Prestes, Olga Benário se agarrou a seu pseudônimo, apenas para ter sua verdadeira identidade revelada por diplomatas brasileiros, trabalhando de mãos dadas com a Gestapo.  Seus advogados tentaram evitar a extradição por meio de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal, com base em sua gravidez, porque a extradição deixaria um brasileiro recém-nascido nas mãos de um governo estrangeiro. Como a lei brasileira proíbe a extradição de nacionais,  os advogados de Olga esperavam ganhar tempo até que Olga desse à luz em solo brasileiro uma cidadã brasileira ipso facto - independentemente da paternidade da criança, que permaneceu legalmente duvidosa na ausência de provas de Olga e Casamento de Luis Prestes  - algo que tornaria a extradição bastante improvável. O fundamento, no entanto, foi rapidamente anulado, alegando o relator-juiz que o habeas corpus foi substituído pela lei marcial  e que a deportação de Olga foi justificada como "um estrangeiro nocivo à ordem pública". 

Em setembro de 1936, Após a decisão da suprema corte brasileira, e apesar de uma campanha internacional, Olga foi devolvida à força à Alemanha 

 O capitão do transatlântico alemão que a levou cancelou paradas programadas em portos europeus não alemães, frustrando as tentativas comunistas de resgatá-la.  Ao chegar, foi presa em Berlim.

Em 27 de novembro deu à luz uma filha, Anita Leocádia. Aos quatorze meses, a criança foi entregue aos cuidados da avó paterna, Leocádia Prestes. 

Em 1937 os líderes foram julgados, Luís Prestes preso, foi condenado a 16 anos de prisão. 

Em 1938 Olga foi enviada para o campo de concentração de Lichtenburg.

Em 1939 Olga foi transferida para o campo de concentração de Ravensbrück. e, finalmente, para 

Em 23 de abril de 1942, Olga foi executada, na câmara de gás com mais de 199 prisioneiras, no campo de extermínio de Bernburg.    

Em 1945, ainda na prisão, Prestes foi eleito secretário-geral do Partido Comunista do Brasil,  com o fim do Estado Novo, ele foi anistiado, elegendo-se senador com 157.397 votos.

Em 1946, na Assembleia Constituinte, Luis Prestes liderava a bancada comunista de 14 deputados composta por, entre outros, Jorge Amado, Carlos Marighella, João Amazonas, o mais votado do país, e o sindicalista Claudino Silva, único constituinte negro.

Em maio de 1947, o governo brasileiro baniu o Partido Comunista, e o Congresso seguiu o exemplo expulsando seus membros comunistas. Prestes imediatamente se escondeu e operou no subsolo por 10 anos.

Em 1950, se casou com a viúva e mãe de dois meninos, Altamira, que era responsável por sua guarda pessoal, e passou a se chamar Maria Prestes. Da união nasceram outros sete filhos: João, Rosa, Ermelinda, Luís Carlos, Zoia, Mariana e Yuri. 

De 1961 a 1964, sob a presidência de João Goulart, um protegido de Getúlio Vargas, e marido da sobrinha do irmão do Getúlio Vargas, a proximidade do governo à classe trabalhadora e camponesa historicamente marginalizada. Os militares tomam o  poder.

No final dos 1960, Luis Exilou-se na União Soviética, com sua segunda esposa e filhos regressando ao Brasil devido à anistia de 1979.

Em março de 1980, publica a Carta aos Comunistas, por meio da qual rompe com o PCB.

 Em seus últimos dias, quase sem um tostão, Prestes foi amplamente mantido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

Em 7 de março de 1990, Luís Carlos Prestes morreu, aos 92 anos, de ataque cardíaco . Seu enterro foi acompanhado por uma multidão expressiva. Deixando viúvo sua companheira de 50 anos, Maria.

As mais de 300 cartas escritas por Olga Benário ao líder comunista Luiz Carlos Prestes foram encontradas por um catador de lixo em Copacabana, Zona Sul do Rio, e vendidas para o leiloeiro Carlos Otávio Gouvêa de Faria, que iria leiloá-las. Anita,  conseguiu na justiça  a suspensão do leilão. A Justiça do Rio decidiu que as cartas deverão ficar com a filha  de ambos, Anita Leocádia Prestes.

 Ruth ❤ Seretse Khama

 

A United Kingdom (2016) é um filme de drama romântico biográfico britânico, dirigido por Amma Asante e escrito por Guy Hibbert, baseado no romance da vida real entre Seretse Khama, herdeiro do trono de Bechuanalândia (mais tarde Botsuana, do qual ele era presidente), e sua esposa Ruth Williams Khama. David Oyelowo e Rosamund Pike retratam Seretse e Ruth, respectivamente.


Seretse Khama (1 de julho de 1921 - 13 de julho de 1980) foi o primeiro presidente do Botswana, no cargo de 1966 a 1980. Nascido em uma das famílias reais africanas mais poderosas do que era então o protetorado britânico da Bechuanalândia, ele foi educado no exterior na vizinha África do Sul e no Reino Unido. Ele se casou com uma britânica, Ruth Williams (1923-2002), que como uma união entre um homem negro e uma mulher branca era controversa, particularmente com o governo do Partido Nacional na África do Sul, bem como entre os britânicos e os Bangwato. Khama liderou o movimento de independência de seu país.Ele fundou o Partido Democrático do Botsuana em 1962 e tornou-se Primeiro Ministro em 1965. Em 1966, o Botsuana ganhou a independência e Khama foi eleito como seu primeiro presidente. 

Entre 1960 e 1980, o Botsuana teve a economia que mais cresceu no mundo.Esse crescimento foi impulsionado principalmente pela mineração e o governo agiu para obter uma porcentagem maior de sua receita. A união aduaneira entre o Botswana e a África do Sul foi renegociada em 1969, com o governo do Botswana garantindo para si uma parcela maior da receita da mineração. Em 1975, depois de ter ficado claro o quão produtivas essas minas eram, o governo renegociou novamente o contrato de mineração de diamantes para garantir a si próprio 50% da receita. 

Em meados da década de 1970, o Botsuana tinha um superávit orçamentário.O governo usou essas receitas para investir pesadamente na expansão da infraestrutura, assistência médica e sistema educacional, resultando em maior desenvolvimento econômico. Em particular, o governo investiu em outras fontes de crescimento econômico. 

A indústria pecuária era fortemente subsidiada, com o governo nacionalizando o matadouro solitário do país e construindo mais dois, subsidiando fortemente serviços veterinários, vacinas e construção de cercas para gado. Estabeleceu a Comissão de Carne do Botsuana como o único vendedor de carne bovina no país, estabelecendo preços e vendendo carne bovina aos mercados regionais e internacionais. Com a intervenção direta de Khama, negociou um lucrativo acordo comercial com a Comunidade Econômica Européia, ganhando preços muito acima dos níveis mundiais.

A Corporação de Desenvolvimento do Botsuana foi criada em 1970 para atrair investimentos estrangeiros na agricultura, turismo e indústrias secundárias. 

Em 1976, o pula do Botsuana foi introduzido, substituindo o rand sul-africano como a moeda nacional. Devido à dedicação de Khama ao desenvolvimento, muito pouco foi gasto em defesa, e uma pequena força policial militar foi formada inicialmente no lugar de um exército. No entanto, após repetidas incursões das forças sul-africanas e rodesianas, a Força de Defesa do Botsuana foi formada em 1977 como um pequeno exército profissional.

Na frente da política externa, Khama foi cuidadoso politicamente e não permitiu que grupos militantes operassem dentro do Botsuana..

]Pouco antes de sua morte, Khama desempenhou papéis importantes na negociação do fim da guerra civil da Rodésia e a criação e independência resultantes do Zimbábue, e a criação da Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral.

Khama foi reeleito três vezes em virtude do BDP vencer facilmente as eleições de 1969, 1974 e 1979. No Botsuana, os candidatos à Assembléia Nacional declaram quem endossam para presidente quando entregam seus documentos de nomeação, e o candidato presidencial com maioria de endossos é automaticamente eleito. Ele governou com grande maioria por todo o seu mandato, nunca enfrentando mais de sete deputados da oposição.  

Vinte e oito anos após a morte de Khama, seu filho Ian sucedeu a Festus Mogae como o quarto presidente do Botsuana; nas eleições gerais de 2009, ele obteve uma vitória esmagadora. Naquele ano, um filho mais novo, Tshekedi Khama II, foi eleito parlamentar de Serowe North West. Ian Khama deixou o cargo em 2018.

O Aeroporto Internacional Sir Seretse Khama é o principal aeroporto de Botsuana. Foi nomeado após Khama e aberto em 1984.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Maior Cortesã Italiana

Traição No Casamento - Lista de Filmes Biográficos sobre Infidelidade de Famosos

Almas Gêmeas - Dennis e Karen Autora dos Livros que Tornaram Filmes: Festa de Babette e Entre Dois Amores