Almas Gêmeas com Grande Diferença de Idade

Henri Gaudier-Brzeska 💚💛💚💛

 O Messias Selvagem - Savage Messiah (1972) é um filme britânico  da vida do escultor Henri Brzeska. Dirigido e produzido por Ken Russell, baseado no livro Savage Messiah por H. S. Ede. Grande parte do conteúdo do livro  veio das cartas trocadas entre Henri Gaudier-Brzeska e sua amante Sophie Brzeska.


Em 8 de junho de 1872, nasceu Sophie Brzesk, perto de Kraków, Polônia, de uma família de 11.  Ela descreveu sua mãe como "cansada" e seu pai como "mulherengo", ambos acreditando que ela era uma "carga que precisava se casar". Ela resistiu e fugiu da Polônia para Paris para se tornar uma escritora. Ela aceitou uma sucessão de empregos como governanta, uma das quais a deixou vivendo nos Estados Unidos há vários anos. Esses empreendimentos com as famílias de outras pessoas a deixaram contemplar suicídio.

Em 04 de outubro de 1891, nasceu Henri Gaudier-Brzeska, era um artista e escultor francês que desenvolveu um estilo tosco, primitivo de carving direto.

Henri e Sophie se encontraram na Bibliothèque Sainte-Geneviève, em Paris. Henri iniciou uma relação intensa, anexando seu sobrenome, embora nunca se casou.

Em 1910, Henri e Sophie mudaram para Londres.

Em 1912, depois de ser  influenciado por Jacob Epstein, Henri começou a acreditar que a escultura deveria deixar para trás o estilo altamente acabado, polido da Grécia antiga e abraçar uma escultura direta mais terra, em que as marcas de ferramenta são deixadas visíveis no trabalho final como uma impressão digital do artista. Abandonando seu fascínio cedo para Auguste Rodin, ele começou a estudar obras de arte  situadas no British Museum e o Victoria and Albert Museum. Como ele era incapaz de pagar as matérias-primas necessárias para tentar projetos na escala de peças influenciadas indianos e assírios de Epstein, ele se concentrou inicialmente em gêneros escultura miniaturista como netsuke japonês antes de desenvolver um interesse no trabalho da África Ocidental e as ilhas do Pacífico. 

Em 1913, ele ajudou com as ilustrações do livro de Haldane Macfall O Splendid Wayfaring. E conheceu Alfred Wolmark, o artista judeu e modelou um busto de bronze do jovem artista, e os dois continuaram amigos.

O estilo de desenho de Gaudier-Brzeska foi influenciado pela caligrafia chinesa e poesia que ele descobriu no "Ezuversity", lócus não oficial de Ezra Pound de ensino. interação de Pound com o trabalho de Ernest Fenollosa sobre os chineses trouxeram o jovem escultor para as galerias de arte oriental, onde estudou o ideograma e aplicou-o à sua arte. Gaudier-Brzeska tinha a capacidade de sugerir, com alguns cursos hábeis, o ser de um sujeito. Seus desenhos também mostram a influência do cubismo.

No início da Primeira Guerra Mundial, ele se inscreveu no exército francês. Ele parece ter lutado com pouca consideração por sua própria segurança, recebendo uma decoração por bravura.

Em 05 de junho de 1915, Henry foi morto nas trincheiras.

Em 17 de março de 1925, morreu Sophie Brzesk.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finalmente Encontrei o Amor da Minha Vida

Amor Pra Vida

Almas Gêmeas na História